Harmonização facial

Harmonização facial - Clinica dos Anjos

Harmonização facial

O conceito de “harmonização facial” ou “harmonização do rosto”, está ligado a um conjunto de procedimentos estéticos, que podem ser realizados na boca, lábios, testa, nariz, maçãs do rosto, e que visam melhorar a aparência da face em geral.

Após a aplicação de anestesia local ou de bloqueio realizamos a aplicação de preenchedores com agulhas e/ou microcânulas. As principais técnicas são:
Preenchimento facial
Preenchimento labial
Preenchimento de sulcos e olheiras profundas
Aplicação de toxina botulínica

O efeito da toxina botulínica dura de 4 a 6 meses e os preenchedores cerca de 18 meses a 2 anos, dependendo da sua viscosidade.

De imediato, no caso do preenchimento, embora ocorra um edema, inchaço, e devamos esperar pelo menos 8 dias até avaliar se existe necessidade de retocar.
No caso da toxina botulínica após 48 a 72 horas.
Para além de razões de puro gosto pessoal do paciente, por vezes existem motivos que levam o próprio médico a sugerir procedimentos de harmonização como complemento de tratamentos dentários tais como:
Preenchimento do lábio e de rugas labiais e nasopalatinas para recuperação de um perfil recuado por falta de suporte;
Diminuição da hiperatividade do lábio ou preenchimento labial por forma a reduzir o sorriso gengival;
Relaxamento muscular e prevenção do hábito de ranger os dentes e do consequente híper-crescimento do músculo da região;
Correção de ligeiras dissimetrias faciais com impacto negativo no sorriso;

A aplicação de Toxina Botulínica e o preenchimento com Ácido Hialurónico foram os dois grandes pioneiros da Harmonização Facial e são, nos dias de hoje, os dois procedimentos mais requisitados pelos pacientes que procuram esta modalidade de tratamento.

Descomplicando, é o chamado Botox®. Esta opção é das mais indicadas para a redução dos sinais de envelhecimento. Pacientes mais jovens têm vindo, no entanto, a aderir também a este produto no sentido de prevenir o seu aparecimento desses ditos sinais.
Para além deste objetivo de rejuvenescimento, a toxina botulínica está também indicada para resolução de outros problemas estéticos como o sorriso gengival e condições funcionais, como é o caso do bruxismo. 
Eis alguns exemplos clínicos em que é feita aplicação da toxina botulínica pode estar indicada:
diminuição ou prevenção de aparecimento de rugas de expressão, tais como:
rugas da testa;
rugas do nariz;
rugas glabelares (acima do nariz, entre as sobrancelhas) ;
rugas periorbiculares (em redor dos olhos – “pés de galinha”);
rugas periorais (em redor dos lábios);
rugas “de marionete” (no terço inferior da face);
queixo celulítico;
controlo do bruxismo, por aplicação no músculo masséter, responsável pelo hábito de ranger ou apertar os dentes;
correção do sorriso gengival, por aplicação nos músculos responsáveis pela mobilidade do lábio superior.

Apesar da palavra “ácido”, esta é uma substância que não causa agressão à pele. Aliás existe uma produção natural de ácido hialurónico pelo nosso organismo que, no entanto, vai diminuindo com a idade, levando ao aparecimento de rugas. 
O preenchimento, no âmbito da harmonização facial, permite desta forma uma melhor sustentação de certas áreas do rosto, a minimização de assimetrias faciais e novamente o atenuar de problemas estéticos ou sinais do passar do tempo na pele. 

As indicações para preenchimento com ácido hialurónico são
suavização de marcas de envelhecimento como:
sulco nasogeniano (“bigode chinês”);
rugas periorais (linhas verticais em redor dos lábios – “código de barras”);
rugas de “marionete” (no terço inferior da face).
reestruturação de áreas da face, como por exemplo:
preenchimento das maçãs do rosto;
rinomodulação (preenchimento do nariz para atenuar saliências no dorso);
preenchimento do queixo (atenuar do sulco mento labial);
preenchimento labial;
contorno mandibular.
correção de assimetrias faciais e defeitos dos tecidos moles;
suavização de cicatrizes;
remoção de olheiras.

Harmonização Facial Masculina

Este tratamento estético permite realçar as características do rosto masculino, conferindo maior proeminência aos seus traços e uma maior harmonia entre todas as zonas do rosto.
O método de harmonização facial masculina é idêntico ao método realizado em mulheres. No entanto, os pontos chave que recebem o preenchimento com ácido hialurónico diferem. No caso dos homens, a técnica é aplicada essencialmente nos seguintes locais:
Mandíbula
Mento (queixo)
Nariz (rinomodelação)
Lábios
Neste tipo de procedimentos estéticos, a aplicação de toxina botulínica, popularmente conhecida como “Botox”, pode ser um recurso complementar. A sua aplicação permite diminuir a presença de rugas periorbitais – os temidos pés de galinha, minimizar as linhas e rugas de expressão, além de que pode ajudar a evitar o surgimento das rugas na zona da glabela (localizada entre os olhos e sobrancelhas).

O homem tem características faciais muito distintas das mulheres. A grande maioria dos homens que procura este tratamento, tem por objetivo obter um rosto com um formato mais “quadrado”, com um ângulo de mandíbula demarcado e um queixo (mento) mais saliente. Não obstante, cada caso é efetivamente um caso e, como tal, os contornos do tratamento são diferentes para cada homem. Deve, portanto, aconselhar-se junto de um profissional da área.
Para analisar as suas necessidades, será medido o ângulo da mandíbula, a projeção do queixo em relação ao nariz, e todos os locais que irão receber o preenchimento com ácido hialurónico serão assinalados pelo profissional. Será nesses pontos que o rosto irá receber injeções do produto, em quantidades proporcionais às suas necessidades.
Se receia sentir dor, saiba que a harmonização facial masculina é indolor e sempre que necessário recorre-se à anestesia infiltrativa. O procedimento tem a duração máxima de uma hora. À partida não terá hematomas no rosto, mas apenas algum inchaço nas zonas preenchidas, devido à manipulação do ácido hialurónico com uma agulha. Os resultados oficiais do procedimento tendem a surgir cerca de 15 dias após a administração do ácido hialurónico. Após este período, é aconselhável voltar à clínica para uma consulta de avaliação, a fim de se verificar o resultado final e detetar possíveis necessidades de ajuste.

Não, na verdade o organismo reabsorve o ácido hialurónico cerca de 18 meses após o tratamento, sendo necessária a realização de uma nova sessão de harmonização facial.

Não fazer exercício no dia seguinte à harmonização facial;
Evitar a exposição solar nos primeiros dias;
Hidratar-se com frequência;
Aguardar algumas horas até se deitar e dormir (o ácido hialurónico é uma substância maleável e demora a ficar firme/fixo no rosto);
Lavar o rosto duas vezes por dia, inclusive no dia do tratamento.
É muito raro um paciente ficar insatisfeito com o resultado, uma vez que a harmonização facial masculina é uma técnica que modifica as características do rosto de modo subtil. Porém, no caso de não ficar satisfeito com o resultado, deve voltar à clínica e solicitar a aplicação de hialuronidase, uma enzima que suspende o efeito do ácido hialurónico.

As soluções de financiamento que apresentamos vêm dar resposta aos clientes que procuram efetuar o pagamento dos nossos serviços de forma faseada, evitando a sobrecarga familiar, Descapitalização, recurso a Poupanças. Fale connosco. Temos uma solução ajustada ás suas necessidades.

Horário

× Falamos por WhatsApp?