Ortodontia

Ortodontia

Ortodontia

A Ortodontia é a especialidade da Medicina Dentária em que se faz o diagnóstico, prevenção e tratamento de dentes mal posicionados, e de malformações dos maxilares. Os aparelhos dentários permitem corrigir e alinhar os dentes tornando a boca mais saudável e melhorando a estética. É um tratamento que pode ser realizado em crianças, adolescentes e adultos. É a área da Medicina Dentária que estuda o crescimento e desenvolvimento da face, bem como o desenvolvimento da dentição decídua (de leite), mista e permanente e os seus desvios, prevenindo e corrigindo a má relação entre as arcadas dentária. A ortodontia ortopédica tem, como função, a orientação do crescimento, e deve iniciar-se logo que se detete um desenvolvimento facial incorreto (queixo muito para a frente, ou muito para trás), ou quando a criança respira pela boca. Depois do tratamento existe uma melhoria muito evidente na estética dentária e facial. Existem vários tipos de aparelhos dentários e ortopédicos. Para um correto diagnóstico avaliação agende uma consulta de avaliação.  

A função principal do tratamento ortodontico é restabelecer a perfeita relação entre os dentes superiores com os inferiores, que é fundamental para a correta mastigação e importante para a manutenção da higiene oral eficaz e estética dentária. Não existe idade máxima para a realização deste tipo de tratamento embora no paciente adulto alguns cuidados devam ser tomados em relação aos tecidos de suporte dos dentes.

Os pacientes devem ter bom acompanhamento de higiene oral durante o tratamento de ortodontia pois os detritos alimentares podem originar problemas gengivais, periodontais, manchas brancas ou mesmo cáries dentárias.
Estes tratamentos podem durar em média entre 12 a 36 meses. Podem existir recidivas após a conclusão do mesmo, ligadas ao crescimento e às alterações funcionais. Essa tendência é normalmente bem controlada e minimizada através da contenção ortodontica.

Aparelhos fixos são unidos aos dentes através de uma substância adesiva ou cimento. Aparelhos removíveis são encaixados na boca, e podem ser retirados pelo paciente e dependem da colaboração do paciente relativamente ao tempo de utilização. Podem ser ortodônticos, os quais realizam pequenas movimentações dentárias, ou ortopédicos, utilizados nas correções de alterações esqueléticas (ósseas).

O tratamento ortodontico, no início, causa algum desconformo em especial na primeira fase, a colocação do aparelho. Nas 24 a 48 após a colocação do aparelho e após os ajustes praticados pelo ortodontista, poderá existir algum desconforto para o paciente.
Os tratamentos ortodonticos podem durar em média entre 12 a 36 meses. Podem ocorrer pequenas recidivas após a conclusão do mesmo, ligadas ao crescimento e às alterações funcionais. Essa tendência é normalmente bem controlada e minimizada através de um bom trabalho de contenção contenção.

Horário

× Falamos por WhatsApp?