Prótese Removível

Protese-Removivel

Prótese Removível

Uma opção para repor os dentes perdidos e permitir que o paciente recupere a função mastigatória e a estética é a utilização de uma prótese dentária removível, que o paciente pode retirar sempre que desejar. Este tipo de prótese é recomendado nos casos em que não é possível encaixar uma prótese fixa, seja por rejeição óssea dos implantes dentários ou por motivos de saúde.  

Os dentes podem ser substituídos por prótese fixa ou prótese removível. Os tratamentos com próteses removíveis são os mais comuns, devendo o idoso reabilitado com prótese ser alvo de uma atenção contínua pelo Médico Dentista que irá avaliar a necessidade de modificações e readaptações.

  • Prótese Dentária removível:Próteses parciais ou totais em acrílico ou metalo-acrílico e podem ser removíveis diariamente pelo paciente.
  • Prótese Dentária Fixa:Constituídas por coroas e pontes. As primeiras são capas destinadas à reconstrução do dente parcialmente destruído, já as pontes implicam a existência de uma parte da estrutura do dente ao qual serão fixadas. A prótese dentária deverá ser usada quando existe ausência parcial ou total de dentes. Permite substituir os dentes naturais e por vezes podem ser mais acessíveis do que os implantes dentários. Agende já o seu orçamento gratuito e sem compromisso aqui.
  •  

A manutenção das próteses exige alguns cuidados, tais como higienização após as refeições (das próteses e dos dentes naturais caso existam), limpeza feita com uma escova especial para próteses, ou uma escova das unhas com cerdas de nylon e um pouco de dentífrico ou se puder um pouco de sabão ou um produto específico para higienizar próteses para evitar a formação de manchas. Por fim, a passagem por água abundante. Remover as próteses durante o sono, diariamente, para que as mucosas descansem durante algumas horas, salvo em raras exceções. Conservá-las em água com pastilhas desinfetantes comercializadas. Sempre que surja um “mal-estar” na mucosa oral, procurar a ajuda do Médico Dentista.

  • Sim, com o passar do tempo os tecidos orais sofrem modificações podendo surgir lesões que quando não controladas se podem transformar em lesões malignas. Os portadores de próteses dentárias totais sofrem alterações das mucosas e desajustes das próteses, que deverão ser corrigidas para evitar feridas e lesões graves. Em algumas situações devem avaliar-se as infecções por fungos associadas ao uso de próteses dentárias e que são frequentes.

Só o médico dentista pode avaliar a sua situação clínica e dar indicação de qual o melhor tipo de prótese.

As pessoas com prótese dentária total removível revelam uma autoestima inferior às pessoas que ainda têm dentes naturais ou que recorrem a reabilitação com implantes (prótese fixa sobre implantes). O facto de não terem qualquer dente e a prótese apresentar-se muitas vezes desajustada, interfere na comunicação com outras pessoas e na mastigação, o que leva, à preocupação no contacto com as outras pessoas.

Horário

× Falamos por WhatsApp?